Consumir faz parte da vida das pessoas, mas consumir de forma descuidada gera vários problemas para o indivíduo, para a sociedade e para o planeta. O consumo sustentável é um processo que requer reflexão, pesquisa, planejamento e que gera diversos benefícios.
1 – A história de diferentes consumidores.
Chegando do colégio e entrando na cozinha de casa.
– Oi
– Oi! Como foram as aulas hoje?
– Tudo bem. Posso apagar a luz? O dia está claro. Desperdício de energia.
– Sim… claro. Estou fazendo café. Quer?
– Quero. Feche a torneira enquanto está ensaboando a louça. Desperdício de água.
– Certo… Parece que a escola está falando bastante de meio ambiente, né? Poderia pegar o açúcar?
– Sim, todos os professores falam sobre sustentabilidade. Este açúcar não tem certificado de orgânico. E é refinado… Não é bom para a saúde das pessoas e do planeta.
– Produto orgânico é muito caro. Não cabe no orçamento.
– A água já ferveu, desligue o gás. Assim sobra dinheiro para o açúcar orgânico.
– Que bom toda essa preocupação com os gastos, já que quem paga as contas sou eu. Toda a colaboração é boa. Mas nem todos estão preocupados com meio ambiente, sabe? De que adianta somente uns poucos agirem se a maioria não faz nada?
– Se não fizermos nada pelo planeta e por nossa saúde, quem vai pagar, e muito caro, seremos todos nós, principalmente minha geração (dá um beijinho afetuoso no rosto).
2 – Consumo e sustentabilidade
A história aborda uma situação muito comum: pessoas preocupadas com a sustentabilidade e saúde e pessoas que não mudam seus hábitos devido a uma série de dificuldades, incluindo financeira. Inicialmente é importante entender o que é consumo consciente e sua relação com sustentabilidade.
2.1 – O que é consumo consciente?
É consumir com melhor impacto, sem excessos ou desperdícios. É fazer escolhas que contribuem para a sustentabilidade do planeta, para que haja o suficiente para todos para sempre. (Akatu)
Essa definição está alinhada ao conceito de Desenvolvimento Sustentável: aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades (ONU). Ou seja, é importante produzir, consumir, pensar e agir de forma a garantir que o planeta continue viável para quem o habita.
2.2 – O que é consumo sustentável?
O consumo sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram o emprego decente aos que os produziram, e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados (MMA).
Novamente a preocupação com a manutenção do planeta e o respeito ao ser humano, o que vai ao encontro da sustentabilidade pessoal.
2.3 – O que as pessoas ganham com a sustentabilidade?
Ao consumir de forma sustentável, pensando no meio ambiente, nas pessoas e nas finanças pessoais, contribui-se com:
-
- Conservação dos ecossistemas e seus benefícios para os seres humanos: água, alimentos, madeira, fibras, princípios ativos para medicamentos e cosméticos, purificação da água e do ar, regulação de solos e de processos de deslizamentos e inundações, regulação do clima, lazer na natureza, inspiração artística e folclorística e educação ambiental (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, de São Paulo).
-
- Sociedade mais equilibrada, menos desigual.
-
- Manutenção do bem-estar humano (fortemente ligado aos ecossistemas), que engloba: acesso a bens materiais, saúde, segurança contra desastres naturais, boas relações sociais, liberdade de escolha e ação
- (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, de São Paulo)
-
- Equilíbrio das finanças pessoais, pois consumir de forma sustentável inclui pesquisar, comprar e utilizar o que é realmente necessário, contribuindo com o controle de gastos.
-
- Um mundo melhor no presente e no futuro.
2.4 – As dificuldades em adotar hábitos de consumo consciente
Segundo o Instituto Akatu, existem barreiras que dificultam a adoção do consumo consciente, como por exemplo:
-
- Preço alto de produtos sustentáveis.
-
- Dificuldade com mudança de hábitos de consumo familiar e individual.
-
- Processo de longo prazo.
-
- Percepção de que governos, empresas e outras pessoas não fazem sua parte.
-
- Desconfiança no desempenho de produtos sustentáveis.
-
- Abrir mão de prazeres de consumo.
3 – Conclusão
O consumo consciente ou sustentável é importante para a manutenção do planeta e de seus ecossistemas, dos quais os seres humanos dependem. Embora seja uma preocupação crescente, há barreiras para a adoção de um comportamento sustentável, que precisam ser superadas. Da mesma forma, a responsabilidade com as finanças pessoais é importante para a sustentabilidade pessoal, mas também pode apresentar dificuldades para algumas pessoas.
Por fim, ressalta-se a importância de compreender o desenvolvimento regenerativo e o consumo sob essa visão, tema tratado em outros textos do blog.